Contrinex
Schaeffler vai comprar aço verde

Schaeffler vai comprar aço verde à startup sueca H2greensteel

A Schaeffler firmou um acordo com a startup sueca H2greensteel para a compra anual de 100 000 toneladas de aço praticamente isento de CO2 (aço verde) produzido utilizando hidrogénio.

Schaeffler firmou um acordo com a startup sueca H2greensteel para a compra anual de 100 000 toneladas de aço praticamente isento de CO2 (aço verde) produzido utilizando hidrogénio, num contrato que entra em vigor a partir de 2025. Deste modo, a Schaeffler converte-se no primeiro fornecedor a tornar-se cliente desta inovadora startup. É um contrato a longo prazo e inclui a entrega de bandas de aço.

O aço verde produzido na Suécia não precisa de combustíveis fósseis e reduz as emissões anuais de CO2 da Schaeffler até 200 000 toneladas. O acordo é um primeiro e importante passo para que a cadeira de fornecimento da Schaeffler seja neutra em carbono até 2040. “A compra de aço verde é de grande importância estratégica para a Schaeffler“, disse Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG. Processamos uma quantidade significativa de aço e consideramos que se trata de uma oportunidade crucial para fomentar a descarbonização. Atualmente a Schaeffler já confia cada vez mais em processos de produção de aço de baixo CO2 entre os seus fornecedores. Um elemento essencial reside também na aplicação da economia circular, que queremos implementar de forma consistente.”

A H2greensteel (H2GS) foi fundada em 2020 e propõe-se produzir anualmente 5 milhões de toneladas de aço praticamente neutro em CO2 desde a Suécia até 2030. “Estamos muito entusiasmados por ter encontrado um parceiro global e experiente como a Schaeffler para nos apoiar no nosso objetivo de descarbonizar o setor do aço e com quem podemos trabalhar para tornar o mundo um lugar mais sustentável no futuro“, disse Henrik Henriksson, CEO da H2GS. Como projeto de arranque, a empresa está a planear uma nova fábrica de aço com produção digital e em rede que irá fabricar “aço verde” nas cidades de Boden e Luleå. Foram aí construídas as primeiras siderurgias na Europa há cerca de 40 anos, juntamente com instalações de produção dedicadas exclusivamente à geração de hidrogénio. A produção de aço verde requer uma grande quantidade de energia, que deve ser proveniente de fontes sustentáveis. As condições no norte da Suécia são excelentes e a H2GS consegue fabricar aço sem dióxido de carbono através da aplicação do método de redução direta, pelo qual se utiliza hidrogénio produzido a partir de energias renováveis em vez da queimar carvão, processo que permite reduzir em 95% as emissões de CO2 derivadas dos métodos anteriores. O fundador e principal acionista da H2GS é Vargas Holding, cofundador e principal acionista do fabricante sueco de células de bateria Northvolt.

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +34 934 803 410 · Fax: +34 933 729 250
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

Translate »