Contrinex
Schneider Electric e Phoenix Contact fornecem Automação Universal Plug&Produce

Schneider Electric e Phoenix Contact fornecem Automação Universal Plug&Produce

A nova automação universal definida por software significa que as empresas industriais podem misturar e combinar soluções de automação e deixam de estar limitadas por plataformas de automação fechadas e proprietárias, um problema com o qual a indústria se debate há algum tempo.

A Schneider Electric anunciou que a sua solução de automação universal EcoStruxure Automation Expert pode agora ser implementada harmoniosamente na tecnologia PLCnext da Phoenix Contact, um marco importante na transição do mundo industrial para automação aberta e definida por software.

Ambas as empresas partilham a mesma tecnologia de tempo de execução, proporcionando aos operadores industriais novos níveis de eficiência de engenharia e manutenção devido à simples portabilidade e interoperabilidade das aplicações.

Desenvolvido e gerido pela UniversalAutomation.org, uma associação independente e sem fins lucrativos, o motor de execução de runtime partilhado, baseado na norma IEC 61499, permite a existência de um ecossistema de aplicações de software de automação Plug&Produce que são completamente independentes do hardware em que são executadas. Esta nova automação universal definida por software significa que as empresas industriais podem misturar e combinar soluções de automação e deixam de estar limitadas por plataformas de automação fechadas e proprietárias, um problema com o qual a indústria se debate há algum tempo.

O EcoStruxure Automation Expert, um sistema centrado em software totalmente aberto e interoperável, foi concebido para dissociar o software de automação do hardware e integrar harmoniosamente as ofertas de diferentes fornecedores de automação. Assim proporciona, por um lado, liberdade sem precedentes para as empresas industriais e, por outro lado, agilidade e simplicidade avançadas para os integradores de sistemas de automação industrial e OEMs. As empresas industriais podem agora desbloquear os controladores PLCnext da Phoenix Contact com o runtime da UniversalAutomation.org, para que os utilizadores sejam capazes de desenvolver e implementar aplicações para um ou mais controladores PLCnext utilizando o EcoStruxure Automation Expert.

Automação universal definida por software

Uma confluência de tendências de mercado significativas está a tornar inevitável a transição para a automação definida por software, de acordo com a IDC, analista da indústria, na sua recente perspetiva Software-Defined Industrial Automation: An Update.

Estamos a falar sobre esta ideia de automação definida por software há alguns anos,” afirmou Jonathan Lang, Research Director, Worldwide IT/OT Convergence Strategies da IDC. “Estamos agora a começar a ver a disponibilidade geral de alguma desta tecnologia, o que significa que temos de falar de forma mais prática e prescritiva sobre o impacto para as organizações e a melhor forma de nos prepararmos para ele.

A colaboração com a Schneider Electric demonstrou a natureza flexível e aberta da tecnologia PLCnext,” declarou Andrew Vanderpool, Senior Project Engineer da Phoenix Contract e Co-Chair do OPAF Technical Working Group. “Estamos entusiasmados para ver como podemos continuar a colaborar e ‘melhorar o pensamento de automação’ entre a automação universal e a tecnologia PLCnext.”

Esta implementação mostra que as soluções de automação que funcionam bem em diferentes sistemas são viáveis, proporcionando maior flexibilidade no nosso mundo digital e em mudança rápida e constante,disse Fabrice Jadot, Senior Vice President, Next Generation Automation Solution Incubator da Schneider Electric. “Nenhuma empresa pode alcançar a promessa da Indústria 4.0 sozinha. Este anúncio demonstra que um ecossistema alargado de parceiros que trabalham em conjunto com arquiteturas abertas pode ter um impacto positivo nas operações industriais.

Conheça melhor o EcoStruxure Automation Expert 

Phoenix Contact, S.A.
Tel.: +351 219 112 760
[email protected] · www.phoenixcontact.pt

Schneider Electric Portugal              
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
[email protected] · www.se.com/pt

Translate »