Contrinex
Selective Laser Melting: INEGI explora tecnologia de Impressão 3D metálica

Selective Laser Melting: INEGI explora tecnologia de Impressão 3D metálica

O alto nível de precisão, controlo das propriedades mecânicas e construção leve torna a tecnologia Selective Laser Melting atrativa para os setores aeroespacial, aeronáutico, automóvel e indústria médica.

Chama-se SLM, abreviatura de Selective Laser Melting ou Fusão Seletiva por Laser, e é a mais recente aposta do INEGI para aportar valor a processos de fabrico. Trata-se de uma tecnologia de fabrico aditivo com recurso a pós metálicos, uniformemente distribuídos e fundidos por laser para fabricar geometrias complexas.

Omid Emadinia, especialista em fabrico aditivo centrado na área dos metais e compósitos de matriz metálica no INEGI, explica que a aposta do Instituto assenta emexpandir as aplicações desta tecnologia, bem como analisar a sua aplicabilidade para dar vida a novas ideias às quais as tecnologias convencionais não dão resposta”.

Esta tecnologia de Impressão 3D é orientada para o fabrico de protótipos, peças únicas ou produção de pequenas séries. É capaz de fabricar peças complexas, com grande liberdade da geometria, e não necessita de moldes.

O alto nível de precisão, controlo das propriedades mecânicas e construção leve torna a tecnologia Selective Laser Melting atrativa para os setores aeroespacial, aeronáutico e automóvel. Mas não só – também a indústria médica beneficia com próteses e dispositivos altamente personalizados aos pacientes, por exemplo.

Entre as suas vantagens está ainda o reduzido uso de matéria-prima em comparação com tecnologias subtrativas, como a fresagem, já que a impressão é Near-Net-Shape (em português, muito próximo da forma final) e o pó metálico recolhido após a impressão pode ser reutilizado.

Explorar as capacidades únicas da tecnologia Selective Laser Melting é, por isso, uma prioridade para os especialistas em tecnologias avançadas de fabrico do INEGI. O objetivo é compreender o seu potencial e áreas de aplicação, bem como as variáveis em termos de uso de materiais, parâmetros ótimos de processamento e propriedades dos componentes resultantes.

INEGI
Tel.: +351 229 578 710 · Fax: +351 229 537 352
[email protected] · www.inegi.pt

Translate »