A Universidade de Coimbra (UC) criou o Prémio Inovação Joaquim Norberto Pires, em homenagem ao professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia e antigo Diretor da revista “robótica” que morreu em 2021. As candidaturas decorrem entre dia 20 de julho e 30 de setembro de 2022.
Com este galardão, a UC “pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, colaboradores, docentes ou investigadores da UC, ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade”.
O Reitor da Universidade, Amílcar Falcão, afirmou que o Prémio “é uma merecida homenagem a alguém que nos deixou demasiado cedo e cujo trabalho na área da inovação merece o devido reconhecimento, o mesmo se podendo dizer do seu empenho e dedicação à UC ao longo da sua prestigiada carreira académica”.
O projeto escolhido pelo júri vai receber um prémio no valor de 6000 euros, ou 3000 euros, caso sejam 2 as propostas vencedoras. O prémio foi proposto pelo Conselho Geral da Universidade, órgão a que Norberto Pires pertencia, sendo coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade. “A proposta de criação deste galardão nasceu para reconhecer e distinguir iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Universidade e homenagear o conselheiro Norberto Pires que, tendo partido cedo demais, viveu, no entanto, o suficiente para deixar uma marca muito forte na inovação na UC”, explicou a Presidente do Conselho Geral, Gabriela Figueiredo Dias.
Podem concorrer ao prémio “iniciativas ou projetos de inovação de diversas áreas, nomeadamente científica, cultural, artística, empresarial, social, financeira, de gestão, de governação, de organização interna ou ideias de negócio”, estando excluída a vertente pedagógica.
As candidaturas são apresentadas a título individual ou em equipas de três pessoas no máximo. A cerimónia de entrega da 1.ª edição do Prémio Inovação Joaquim Norberto Pires será realizada no dia 9 de novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.
VOCÊ PODE GOSTAR
Edição de 2022 do THE BIG GREEN BOOK da norelem tem mais de 70 000 componentes
Yamazaki Mazak abre novo Centro de Tecnologia Europeu (ETC) Laser em Milão
Novo centro de excelência em embalagem e picking da Universal Robots
WEG investe na capacitação de seus colaboradores através da formação Six Sigma
18 e 22 de junho: 32.ª edição da FAIM no ISEP