motor

WEG fornece motor à prova de explosão para a Cepsa

A WEG realizou um importante fornecimento para a Cepsa que inclui um motor à prova de explosão com refrigeração por tubos carcaça 900 K/J.

A WEG realizou um importante fornecimento para a Cepsa que inclui um motor à prova de explosão com refrigeração por tubos carcaça 900 K/J, que alimentará um compressor recíproco de uma unidade de recuperação de gás hidrogénio, na refinaria de La Rábida, localizado em Palos de la Frontera (Huelva – Espanha).

Este motor à prova de explosão de 1700 kW, 16 polos, 6600 V, 50 Hz foi projetado e fabricado integralmente nas instalações da WEG em Portugal, o centro de excelência WEG para produtos para áreas classificadas.

As principais características deste fornecimento são: Ex II 2G Ex db eb ia IIC T4 Gb; sondas térmicas Ex ia de segurança intrínseca; TCs para proteção diferencial e capacidade de resistência a falhas, todos alojados numa caixa de terminais à prova de explosão certificada para o grupo de gases IIC (WTBX XL); este equipamento foi fornecido com todas as ferramentas de fundação e alinhamento (base, parafusos de ancoragem, parafusos de nivelamento vertical e horizontal); comissionamento e supervisão do startup pela equipa de Serviços de Alta Tensão da WEG – ENAR (Europa, Norte da África e Rússia,) localizada em Portugal.

Como pontos-chave deste projeto realça-se a capacidade da WEG em fornecer todas as proteções necessárias dentro de uma caixa de terminais à prova de explosão certificada para o grupo de gases IIC, bem como a manutenção reduzida conseguida através do uso de dispositivos de lubrificação automática e o veio forjado para uma maior durabilidade e resistência mecânica.

Entre outros fatores decisivos que resultaram neste contrato está a comprovada trajetória da WEG no fornecimento de máquinas à prova de explosão para compressores recíprocos.

WEGeuro – Indústria Eléctrica, S.A.
Tel.: +351 229 477 700 · Fax: +351 299 477 792
info-pt@weg.net · www.weg.net/pt