Universal Robots Iberia
Tel.: +351 918 067 200
sales@universal-robots.com · www.universal-robots.com
A indústria do plástico está a recorrer cada vez mais aos robôs colaborativos para o atendimento de máquinas de injeção. Com o lançamento da nova Interface para Máquinas de Moldagem por Injeção (IMMI), a Universal Robots torna a comunicação entre os seus cobots e-Series e as máquinas de injeção rápida e fácil. A IMMI suporta máquinas de moldagem por injecção com interfaces de comunicação EUROMAP 67 e SPI AN-146.
O mercado global de robots colaborativos na indústria dos plásticos e polímeros deverá crescer exponencialmente nos próximos cinco anos, de 250 milhões de dólares em 2020 para 1,5 mil milhões de dólares em 2025. De acordo com a BIS Research, 15% de todas as aplicações de robótica colaborativa em 2020 ocorrerão no âmbito dos moldes de injeção, automatizando tarefas como a colocação de insertos em moldes e peças móveis através de processos pós-injeção. Estas tarefas requerem elevada repetibilidade, movimentos complexos e ângulos de trabalho exigentes, tornando-se perfeitamente adequadas aos cobots de seis eixos da Universal Robots (UR). Os cobots podem ser montados em cima ou ao lado de uma máquina de moldes de injeção e trabalhar ao lado dos operadores humanos sem vedações de segurança (sujeito a avaliação de risco), poupando espaço valioso no chão de fábrica.
A interface IMMI pode ser instalada na caixa de controlo dos cobots em menos de 10 minutos proporcionando uma integração profunda com o sistema do robot, incluindo a funcionalidade de segurança, e aproveitando a placa de expansão da caixa de controlo para facilitar a montagem e a gestão dos cabos. Para facilitar a utilização na árvore de programação, é fornecido um modelo IMMI para o sistema operativo Polyscope da Universal Robots. A IMMI já se encontra disponível na plataforma UR+ da Universal Robots que congrega produtos certificados para funcionamento com os cobots da marca.