Contrinex
F1 in Schools - um (a)crescer(trans) formador e uma escol(h)a de vida!

F1 in Schools – um (a)crescer (trans)formador e uma escol(h)a de vida!

A equipa M&M´s Motorsport nasceu em 2022, após uma apresentação do programa PENSE INDUSTRIA, feita no CENFIM da Trofa, onde foram espicaçadas as turmas de 1.º ano de aprendizagem.

Assim que se apresentou o projeto F1 in Schools e a sua envolvência, alguns olhos iluminaram-se rapidamente! A mistura entre a excitação típica de uma criança a despertar para uma brincadeira, o ruído da libertação da adrenalina de estar em contacto com o poder do significado F1, concatenado cumulativamente com uma comum timidez introspetiva de uma adolescência que procura o anonimato para que se misture no conformismo normativo geracional.

Contudo, logo após o final da sessão, a Matilde e a Bia, num gesto de profunda coragem desafiaram a timidez de meninas de 16 anos, e propuseram-se formar uma equipa, na companhia de alguns colegas de turma. O Dinis, o José Almeida, o José Santos e o João. Todos do curso de Técnico de Programação e Maquinação CNC. Todos sem qualquer conhecimento da área da metalurgia e metalomecânica… todos eles sem sequer se conhecerem de passados comuns…

O desafio: tentar criar uma equipa de Fórmula 1, construir um carro, utilizando softwares de modelação paramétrica, elaborando desenhos técnicos, realizar programação em CNC, maquinar o chassi do carro, fazer prototipagem em impressão 3D de componentes e apêndices aerodinâmicos! Sem esquecer, claro está, um plano de marketing integrado numa gestão de projetos que proporcione também estrutura para a angariação de patrocinadores, que paguem as contas!

Mas a realidade da F1 in Schools é que muito mais do que um projeto de caráter técnico, é um trabalho de caráter humano.

Carlos Costa
Coordenador CAM/CAM
CENFIM da Trofa / Team Advisor F1 in Schools

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº131. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »