Contrinex
Tendências energéticas e tecnológicas do setor industrial

Tendências energéticas e tecnológicas do setor industrial em Portugal

O setor industrial continua a ter uma grande relevância na nossa economia, e tem-se modernizado através da adoção e incorporação de tecnologias cada vez mais sofisticadas.

Nas últimas décadas, temos assistido a grandes transformações na economia portuguesa. A atividade económica, que durante o Estado Novo era dominada maioritariamente pelos setores da agricultura e da indústria, evoluiu desde então para assentar no setor dos serviços – uma realidade a que, de resto, assistimos não só em Portugal, mas na generalidade dos países europeus.

No entanto, o setor industrial continua a ter uma grande relevância na nossa economia, e tem-se modernizado através da adoção e incorporação de tecnologias cada vez mais sofisticadas. Com um volume de negócios de 102 077 milhões de euros em 2021, segundo dados do Banco de Portugal, o setor representa 19,7% do PIB e emprega mais de 600 mil pessoas. Contudo, num momento em que o panorama energético se complica devido à situação geopolítica da Europa, devemos ter em conta que a indústria consome mais energia do que qualquer outro setor.

Em Portugal, a indústria transformadora como um todo destaca-se como o principal consumidor de energia elétrica (34,1% do total, de acordo com a Pordata). Isto representa uma pegada ambiental significativa que precisa de ser reduzida. Como tal, o setor industrial deve fazer da descarbonização um objetivo prioritário e contribuir ativamente para o objetivo comum da neutralidade climática até 2050.

Eletrificação

Para além da pegada ambiental, os elevados custos da energia também estão a ter um impacto negativo e profundo no setor industrial – ao ponto de levar o Estado a conceder uma garantia de 31,5 milhões de euros ao Fundo de Contragarantia Mútuo para apoiar as empresas afetadas pelo aumento dos custos da energia e das matérias-primas.

Olga García
VP Industrial Automation Iberia
Schneider Electric

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº130. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »