A solução permite obter ganhos ao nível do processo aferindo com precisão a quantidade de chocolate consumida e garantindo um doseamento homogéneo, o que torna a receita o mais original e fiel possível por embalagem e também, ao nível económico com uma redução significativa de desperdícios, aumentando a eficiência do processo e traduzindo-se num ganho económico para o produtor.
Introdução
A indústria alimentar procura constantemente por soluções que permitam otimizar os seus processos, garantindo a qualidade dos produtos, reduzindo custos e atendendo às exigências cada vez mais rigorosas dos consumidores. Neste contexto, a instrumentação industrial desempenha um papel fundamental, permitindo fornecer dados precisos e fiáveis para o controle e monitoramento de processos.
Desafio e solução
Para um fabricante de gelados, é necessário quantificar a quantidade de chocolate doseada na sua linha de produção. A variação na quantidade de chocolate doseado resulta num produto final com qualidade heterogénea e em permanente desperdício na produção.
Diante deste cenário, é possível fazer a aplicação de um medidor de caudal Coriolis, da nossa representada Kem Kueppers, modelo KEM TCM 0325, com unidade eletrônica TCE com comunicação Modbus. Esta solução mostra-se a mais ajustada para o resultado a obter, uma vez que o medidor Coriolis oferece diversas vantagens, como:
- Alta precisão: mede caudal mássico diretamente e/ou volume, independentemente das variações de densidade, viscosidade com compensação de temperatura.
- Versatilidade: mede simultaneamente o caudal mássico, a densidade e temperatura.
- Higiene: não possui partes móveis, evitando a contaminação do produto.
- Facilidade de instalação e integração: comunicação Modbus permite uma fácil integração em sistemas de controlo existentes.
Resultados
A implementação do medidor Coriolis proporciona resultados significativos para o produtor:
- Uniformização do processo: a medição precisa do consumo de chocolate permite controlar de forma mais precisa a dosagem, garantindo a uniformidade do produto final.
- Redução de desperdícios: a otimização do processo de dosagem resulta numa redução de 8% a 10% no consumo de chocolate, gerando uma economia considerável, especialmente em cenário de alta volatilidade nos preços do cacau.
- Facilidade de uso: o equipamento apresenta fácil integração no sistema de gestão do produtor e interface intuitiva, facilitando a operação.
Contimetra, Lda.
Tel.: +351 214 203 900
contimetra@contimetra.com ∙ www.contimetra.com
Outros artigos relacionados
- Artigo “[Gripper] vantagens da robótica na Indústria Alimentar” da edição 131 da revista Robótica;
- Livro “Instrumentação e Fundamentos de Medidas (volume 1)” presente na estante da revista Robótica;