Contrinex
Pilz apresenta novo elemento de controlo PIT oe ETH com Ethernet

Pilz apresenta novo elemento de controlo PIT oe ETH com Ethernet

A Pilz alarga a sua gama de dispositivos de controlo e diagnóstico com o novo elemento de controlo PIT oe ETH, com uma porta Ethernet ativa que protege contra o acesso não autorizado a interfaces Ethernet de acesso livre em ambientes industriais.

O PIT oe ETH serve para proteger a rede, o know-how, os dados e o investimento de máquinas e instalações.

O novo interface Ethernet funciona como firewall e protege contra o acesso não autorizado externo às ligações de rede e contra o acesso interno direto às interfaces Homem-Máquina e aos dados de controlo. Desta forma permite determinar de forma clara e segura quem, quando e como pode aceder aos dados sensíveis de uma máquina para aumentar a segurança da produção.

Com a unidade de leitura PITreader da Pilz, a interface Ethernet só pode ser ativada se tiver a autorização correspondente, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem utilizar temporariamente estas interfaces para criar novas configurações, programas ou backups, por exemplo. Com entradas padrão de 24 ou 5 Volts, podem ser ativados de forma flexível através de qualquer saída de controlo, proporcionando aos utilizadores um controlo completo do fluxo de dados nas suas redes.

O dispositivo cumpre os requisitos de segurança dos fabricantes e utilizadores de máquinas e promove a implementação de especificações legais e regulamentares e contribui, assim, para proteger o investimento e minimizar os custos. A partir de janeiro de 2027, o Regulamento das Máquinas exigirá que os fabricantes implementem medidas de proteção.

Na Alemanha, o Regulamento de Segurança no Trabalho TRBS 1115 já está a ser aplicado aos utilizadores de máquinas como complemento ao Regulamento Alemão de Segurança no Trabalho que, entre outras coisas, exige a desativação ou bloqueio de interfaces de máquinas que não são utilizadas e que não permitem comunicação não autorizada. Os elementos de controlo PIT oe ETH são concebidos com um sistema anti-rotação para furos de montagem com um diâmetro de apenas 22,5 mm, segundo a EN 60947-5-1.

Na família de produtos PIT oe, os utilizadores contam ainda com os elementos de controlo PIT oe 4S e PIT oe Universal Serial Bus: com o PIToe 4S as entradas e saídas digitais podem ser comutadas e apresentadas, por exemplo, como modo de funcionamento.

O PIToe USB possui uma interface USB que pode ser ativada para máquinas e sistemas, sendo possível carregar programas à prova de violação, por exemplo. Os elementos de controlo compactos oferecem vantagens para a montagem e retrofit em painéis, quadros de distribuição ou caixas de controlo. Ambos os elementos são combinados com o sistema de autorização de acesso PITreader para uma gestão segura do acesso.

Funcionamento do controlo PIT oe ETH

Pilz Industrieelektronik, S.L.
Tel.: +351 229 407 594
info@pilz.pt · www.pilz.pt