Contrinex

portugal 3D

Redesenhar profissões do setor metalomecânico

Apesar da evolução tecnológica, as profissões e as competências exigidas para cada uma delas, no setor metalomecânico, continuam demasiado cristalizadas. É facilmente observável, em qualquer anúncio de emprego, que os requisitos exigidos não se adequam ao estado da tecnologia atual. Exigem competências que já não têm sentido e outras, essenciais ao aumento da produtividade, são esquecidas.

Fatores que influenciam o rigor dimensional nos processos de fabrico por arranque de apara – 1ª Parte

Às máquinas-ferramenta e as ferramentas atuais exige-se muito mais, mas para isso era necessário que os programadores e operadores de máquinas ferramenta compreendem-se quantitativamente os desvios espectáveis em relação aos valores programados, e com esse conhecimento antecipar o erro e corrigi-lo previamente nos valores programados. O estudo apresentado visa questionar este modo de trabalho.

Tolerâncias e qualidades de fabrico

Os processos de fabrico, sobretudo os de arranque de apara, estão sujeitos a imprecisões, o que impossibilita o fabrico de qualquer peça de forma rigorosa de acordo com as cotas nominais estabelecidas. Estas imprecisões, maiores ou menores consoante os processos de fabrico
escolhidos, levam a que as dimensões finais de fabrico para serem validadas necessitem somente de ficar dentro de um intervalo, definido por uma dimensão máxima e mínima ou por desvios máximo e mínimo em relação à dimensão nominal.