Contrinex
Prevenir a agitação de poeira em tanques e silos

Prevenir a agitação de poeira em tanques e silos a granel e garantira segurança de recursos e ativos

A medição de temperatura multiponto robusta e altamente confiável garantem a segurança da instalação e dos profissionais no armazenamento de matéria-prima nos silos de grãos.

A solução da Endress+Hauser para tanques e silos a granel ajuda a evitar a degradação do produto, garante a qualidade do produto e ajuda os clientes a cumprirem os regulamentos do setor, oferecendo uma visão geral do stock global a qualquer momento e em qualquer local.

O Desafio

Desenvolvimento de uma solução de monitorização de temperatura para aplicação na indústria alimentar, monitorização de múltiplos silos numa única instalação local. O cliente precisava da medição precisa de três pontos de temperatura por silo cheio de produtos orgânicos, como grãos de café torrados, para identificar antecipadamente um aumento de temperatura acima dos limites definidos e garantir a qualidade consistente do produto.

Este panorama apresentava 4 desafios principais de aplicação:

  • Temperatura do processo de +60 °C a +80 °C (140 °F a 176 °F),
  • Ambiente com nuvens de poeira que podem aderir à sonda,
  • Carga lateral causada pelo movimento dos grãos de café,
  • Grãos de tamanho pequeno podem-se acumular na sonda de medição e causar imprecisão ou desprendimento do sensor.

Solução da Endress+Hauser

É necessário um projeto específico devido à aplicação perigosa e à necessidade de um material de revestimento especial da sonda de medição. Assim surge o iTHERM MultiSens TMS31, um termómetro multiponto personalizado para aplicações exigentes. O seu design é adaptável à aplicação do cliente, garantindo um elevado desempenho e durabilidade. E ter apenas um ponto de entrada reduz os esforços necessários para a instalação e gera menos interferências no isolamento térmico.

Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
info.pt.sc@endress.com · www.pt.endress.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº132. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt