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Rolamentos de rolos cónicos da Schaeffler para veios de rotor

Rolamentos de rolos cónicos da Schaeffler para veios de rotor

Possuem uma disposição de rolamentos ajustados com rolamentos de rolos cónicos que reduz os requisitos de espaço de construção e peso e a têmpera por indução sem zona macia confere uma ótima pegada de carbono.

Cada vez está a ser mais utilizada uma disposição de rolamentos ajustada com dois rolamentos de rolos cónicos com arranjo em O em turbinas eólicas com potência superior a 6 MW. O grande espaçamento de suporte deste rolamento resulta numa notável redução das forças internas dos rolamentos, o que, por sua vez, permite uma conceção de rolamentos mais pequena e mais leve. Isto permite atender otimamente aos requisitos de densidade de potência.

Três pilares para o funcionamento fiável dos rolamentos ajustados

Na Schaeffler, o funcionamento fiável dos rolamentos ajustados fundamenta-se em três pilares: o sistema de conceção modular validado para rolamentos, a simulação de sistemas com vários níveis de pormenorização e o sistema de medição de pré-carga Premesy.

O sistema de conceção modular para o suporte do veio do rotor com uma disposição de rolamentos de rolos cónicos ajustados inclui diferentes variantes de gaiola, material e tratamento térmico, bem como conceitos de revestimento adaptados a cada aplicação. Desta forma, os rolamentos de rolos cónicos podem ser concebidos de forma ótima, de acordo com a construção anexa específica dos clientes e as respetivas condições de funcionamento.

O rolamento é otimizado em várias fases com a utilização de ferramentas de simulação que levam em conta os parâmetros relevantes do sistema completo. Fatores externos como a deformação dos componentes adjacentes e as temperaturas são tidos em consideração, o que pode ser decisivo, especialmente no caso de rolamentos ajustados deste tamanho. Após o refinamento da conceção do rolamento e do sistema, a pré-carga correta e os seus parâmetros geométricos de entrada podem ser determinados.

A Schaeffler disponibiliza o sistema de medição de pré-carga Premesy para a definição fiável da pré-carga calculada durante a montagem e a sua monitorização durante o funcionamento. Esta solução fundamenta-se em medições indutivas da distância ao longo da circunferência do rolamento e permite monitorizar a pré-carga dos rolamentos, um valor crítico para assegurar uma longa vida útil, em qualquer ponto do ciclo de vida do grupo motopropulsor.

Melhor pegada de carbono: rolamentos de rolos cónicos endurecidos por indução sem zona macia

Visando obter uma redução significativa da pegada de carbono dos rolamentos, a Schaeffler apercebe-se do potencial de poupança de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor, desde a aquisição de aço e métodos de produção até à logística e embalagem. Por exemplo, a Schaeffler integrou a têmpera por indução sem zona macia no seu sistema de conceção modular para o fabrico de rolamentos de rolos cónicos de grandes dimensões há vários anos. A têmpera por indução utiliza eletricidade verde para o aquecimento dos anéis dos rolamentos de forma estritamente localizada e, por conseguinte, permite assegurar uma ótima pegada de carbono.

Por exemplo, no caso de um rolamento cónico exposto na WindEnergy, a pegada de carbono foi reduzida no total em cerca de 70%, de 5,0 kg iniciais de CO2 /kg por rolamento para cerca de 1,5 kg de CO2 /kg por rolamento.

A produção própria da Schaeffler já será neutra para o clima a partir de 2030. A Schaeffler pretende também fazer com que as operações da sua cadeia de fornecimento sejam neutras do ponto de vista climático a partir de 2040.

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