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Schaeffler Iberia: System Solutions para máquinas-ferramenta

São cada vez mais os fabricantes e utilizadores que optam por utilizar soluções…

São cada vez mais os fabricantes e utilizadores que optam por utilizar soluções de sistema prontas a montar em vez de componentes, por isso, a Schaeffler tem uma vasta gama de soluções completas padronizadas e prontas a montar. Estas são soluções normalmente com comprovados sistemas de guiamento e respetivos sistemas de acionamento, combinados com motores e sensores. A Schaeffler pode fornecer componentes e peças de instalações completas adaptadas às necessidades dos clientes. Um exemplo em um só eixo é o desenvolvimento do módulo linear compacto MKUVS32-KGT. A série oferece uma elevada densidade de potência num modelo compacto de 80 mm x 48 mm. Graças à utilização dos patins de esferas recirculantes KUVS como sistema de guia, o acionamento de precisão executado como fuso roscado de esferas pode ser posicionado centralmente no atuador. Por estar integrado num alojamento de alumínio permite a transmissão de forças e momentos elevados, apesar do baixo peso total e conceção plana. A série MKUVS32-KGT tem 16 modelos permitindo ao cliente escolher entre fusos roscados de esferas, um ou dois carros e diversas opções de revestimento. O seu elevado desempenho e a grande flexibilidade das suas possibilidades de uso tornam o módulo compacto linear MKUVS32-KGT adequado para os requisitos das máquinas-ferramenta.

Em relação à capacidade de carga requerida, também é cada vez mais frequente a utilização do que se conhece no campo das máquinas-ferramenta como módulos de carga pesada. Um exemplo é a série MDKUSE..-3ZR, que consiste num perfil de suporte de alumínio com duas guias lineares de esferas de seis carreiras em paralelo, do tipo KUSE. O módulo é acionado por três sistemas de correias dentadas. De forma alternativa, a série oferece também um motor linear da INA Drives & Mechatronics GmbH & Co. oHG (IDAM), MDKUSE35-LM, para aplicações hidrodinâmicas. O acionamento direto é equipado com dois motores lineares síncronos rasurados do tipo padrão L1C, gerando uma força máxima de 3934 N. O módulo pode ter um comprimento máximo de 12 000 mm. A sua altura construtiva é de 200 mm. O carro acionado tem 500 mm de largura e 700 mm de comprimento. O peso do módulo linear tandem compacto é de pouco mais de 800 kg. Apesar do seu tamanho, o carro pode posicionar-se de forma repetitiva com uma precisão de +/- 0,01 mm a uma velocidade de deslocação de 2 m/s e uma aceleração de até 5 m/s². As soluções de sistema podem ter sistemas de vários eixos a partir de módulos convencionais, bem como de sistemas multi-eixos especialmente desenvolvidos para a aplicação. Devido à elevada flexibilidade e ao alto desempenho, aliados a uma grande variedade de elementos de fixação e ligação, estão a ser cada vez mais utilizados módulos em tandem padrão sob a forma de unidades multi-eixos em sistemas de troca de ferramenta. Se o cliente desejar, pode ser fornecida uma solução de sistema individual integrada na aplicação, incluindo elementos de montagem, completamente instalada e pronta a funcionar. A gama de produtos e serviços engloba desde soluções completas no planeamento de projetos e design, passando pela montagem preliminar e final até à colocação em funcionamento e manutenção.

www.schaeffler.pt

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