Partindo e evoluindo da solução, líder de mercado, de troca automática de ferramentas já utilizada na HG-ATC e na HRB-ATC, a EGBe-ATC promete elevados níveis de produtividade com uma grande vazão de peças mesmo com operadores menos experientes.
A EGBe-ATC está carregada com a última tecnologia no que diz respeito à ajuda aos operadores, garantindo precisão e preocupação com o meio ambiente. Incorpora novos servomotores e um novo sistema de compensação de quinagem 100% elétricos, um novo esbarro com triplo encosto e com tecnologia de realidade aumentada, controlos por voz e um novo e melhorado sistema de medição automática de ângulo.
A série EBGe da AMADA vem responder às necessidades do mercado, apresentando uma solução inovativa, de alta produtividade e extremamente fácil de operar. Esta é uma forte aposta para mitigar o problema de tantas empresas em encontrar e reter mão-de-obra experiente e qualificada.
O novo controlador numérico AMNC4ie centraliza e integra uma vasta panóplia de soluções que permitem maximizar níveis de produtividade e obter o máximo de rendimento possível no processo de quinagem manual. Funções como o controlador HMI móvel, o uso de realidade aumentada para o posicionamento de peças, comandos por voz, o novo sistema automático de medição e correção de ângulo e o software de programação 100% offline são todas elas completamente integradas nesta máquina, reduzindo drasticamente os períodos de menor produtividade, já que o operador apenas tem de manipular a peça a quinar.
Com mais de vinte anos de experiência a desenvolver servomotores elétricos, a AMADA oferece também uma nova solução que permite atingir as melhores performances de velocidade e de comportamento dinâmico disponíveis no mercado, quer para o avental superior quer para o esbarro da quinadora.
De forma assegurar que a máquina seja fácil de operar até pelos operadores mais inexperientes, é fundamental automatizar o maior número de processos possíveis e simplificar todos os demais. Por esta razão, a AMADA desenvolveu o pacote de programação offline para quinagem VPSS4ie BEND, que, baseado no planificado correto, cria automaticamente os programas de quinagem, sem necessidade de qualquer ajuste manual por parte to operador durante o processo de quinagem, uma vez que a máquina autonomamente corrige quaisquer desvios com o novo e rápido medidor de angulo BI-SII. Este sistema é responsável pelo cálculo da posição relativa dos aventais superior e inferior e pela consequente consistente precisão de quinagem ao longo de todo o comprimento das peças.
Além disso, os ângulos reais de quinagem são mostrados no HMI móvel que é sempre posicionado em frente ao operador, permitindo que os resultados obtidos sejam imediatamente validados, sem necessidade de inspeção e medição manuais.
O sistema de compensação de quinagem é dinâmico, totalmente elétrico e com acionamento assimétrico. Isto significa que é possível aplicar diferentes compensações de quinagem em ambos os lados da peça, mesmo que esta não se encontre posicionada no centro da quinadora e independentemente da relação
entre o “vê” da matriz e da espessura do material.
AMADA
Tel.: +351 308 809 511
info@amada.pt · www.amada.pt
Para ler o artigo ou dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº135. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Caso de estudo “Dinamómetros para análise da maquinagem de matrizes em materiais diversos, através da análise vetorial de forças e do binário” da edição 125 da revista robótica;
- Artigo “Estudo comparativo para o cálculo de tensões de rotura em componentes mecânicos” da edição 128 da revista robótica;