Com o rápido crescimento da Realidade Virtual (VR) e da Realidade Aumentada (AR) na última década, apresentam-se novas oportunidades para essas tecnologias nos setores da engenharia, design e manufatura.
De uma parceria entre a Fluidotronica e a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro-Norte da Universidade de Aveiro surge então um projeto com o propósito de identificar benefícios das tecnologias Realidade Virtual e AR para a área do design, projeto e montagem de Mãos Presas para a extração de peças plásticas de moldes, resultando na exploração de protótipos de aplicações que respondam às necessidades de profissionais nessa área.
Tendo como objetivo que as aplicações sirvam como uma ferramenta suplementar aos processos existentes com a capacidade de desmaterializar o espaço de trabalho para além do ecrã do computador, o principal resultado do projeto manifestou-se no protótipo de uma aplicação de Realidade Virtual para apoiar a fase inicial do projeto e design de Mãos Presas.
Profissionais na área do desenvolvimento de Mãos Presas da equipa da Fluidotronica foram envolvidos ao longo do processo de desenvolvimento da aplicação de Realidade Virtual, fornecendo a sua experiência e dando feedback em relação às capacidades esperadas para a aplicação e a usabilidade da mesma, procurando também manter o conforto dos profissionais na sua utilização e alguma familiaridade com as suas funções.
O projeto materializou-se num protótipo de uma aplicação de Realidade Virtual que serviria para a fase inicial do desenvolvimento de Mãos Presas, fornecendo ferramentas de visualização que facilitam a perceção de detalhes do molde e da peça injetada, e a colocação de componentes de contacto sobre a superfície da peça e subsequentes componentes de contacto, tomando vantagem das novas possibilidades fornecidas pela tecnologia VR para criar novas formas de interagir com o projeto e os seus componentes.
A aplicação incluiu também a possibilidade de exportar o projeto desenvolvido em VR para uma ferramenta CAD, permitindo fazer ajustes e completar a estrutura em contexto convencional.
Quando exportado, os componentes introduzidos no ambiente virtual mantêm as caraterísticas dos seus equivalentes em formato CAD, proporcionando uma transição suave entre ferramentas.
Foi ainda iniciada a análise do potencial da tecnologia AR para outras fases do desenvolvimento de Mãos Presas na Fluidotronica, nomeadamente o processo de montagem com base no modelo projetado em CAD, tendo sido explorados protótipos de aplicações AR para dispositivos móveis e óculos de AR.
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