Contrinex
parafusos de cabeça chata da norelem

Reduzir a tensão com os novos parafusos de cabeça chata da norelem

Os parafusos de cabeça chata com compensação da tolerância da norelem são adequados nestes casos para evitar a sobredeterminação estática dos sistemas.

Usados para unir 2 componentes que têm que suportar tensão, os parafusos de cabeça chata com compensação da tolerância permitem que os componentes se movam em direção um ao outro conforme pretendido. Em muitas aplicações, caso exista tensão, as forças são absorvidas pelos trilhos para guias lineares, o que aumenta a resistência ao deslocamento e reduz a vida útil dos componentes. Os parafusos de cabeça chata com compensação da tolerância da norelem são adequados nestes casos para evitar a sobredeterminação estática dos sistemas.

Os novos parafusos de cabeça chata garantem uma vantagem decisiva através de uma solução com mancal livre que reduz a tensão entre 2 componentes. Quando um parafuso de cabeça chata – com 1 pino, mancal deslizante e O-ring – é aparafusado num orifício, a bucha deslizante comprime o O-ring de acordo com um valor predefinido. Depois, a bucha deslizante assenta na cabeça do pino, enquanto o curso é limitado consoante a dimensão instalada, o que garante uma montagem livre e sem folgas. Como a montagem livre está limitada a um nível definido, deixa de ser necessário cumprir exatamente as tolerâncias dos componentes na produção e nos trabalhos de alinhamento complexos.

A norelem possui parafusos de cabeça chata com compensação da tolerância em vários designs que podem ser encomendados através do catálogo da norelem, o THE BIG GREEN BOOK. Os parafusos estão disponíveis com rosca interna ou externa, bem como com pinos de aço galvanizado, enquanto o O-ring e a bucha deslizante são sempre os mesmos.

norelem Ibérica, S.L.
www.norelem.pt