Contrinex
Como se ganha – a febre da competição

Como se ganha – a febre da competição

F1 in Schools – STEAM – CENFIM – M&M´s Motorsport.

Antes de mais, sem recorrer ainda ao ChatGPT, passemos às apresentações: F1 in Schools: é uma competição internacional, que procura grupos de estudantes, de 3 a 6 pessoas, que tem o objetivo de desenhar e construir um carro de Fórmula 1 em miniatura, a partir de um bloco de material (poliuretano), recorrendo para isso a ferramentas de CAD e CAM. Esta competição em Portugal está integrada no projeto Pense Indústria i4.0, desenvolvido pelos sete Centros Tecnológicos de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020 e FSE.

Todos os anos, as equipas que vencem as competições regionais, encontram-se na Final Nacional para disputar o 1.º lugar que lhes garante o acesso à Final Mundial, que decorre no local definido para a última prova do campeonato mundial de Fórmula 1, dando a estes jovens participantes uma oportunidade única na vida, para viver um experiencia inesquecível, junto das equipas oficiais de Fórmula 1 e assim também poderem representar Portugal ao mais alto nível desta competição. Este ano a final mundial terá lugar em Singapura.

STEAM: A sigla que, resume, define e agrega o principio inerente à competição F1 in Schools.

O desafio que visa estimular estudantes a utilizarem ferramentas digitais para aprender e validar conceitos de física, aerodinâmica, construção (maquinação e aditiva), e comunicação, gráfico, patrocínio e, liderança e trabalho em equipa e estratégias de gestão financeira, de forma a aplicar tudo isto num exercício/projeto que apela à criatividade e competição num espírito promotor de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, que estimulem o crescimento e a autonomia no processo de I&D cada indivíduo/equipa. Pretende-se criar uma nova geração de empreendedores que saibam utilizar técnicas e ferramentas para complementar.

Carlos Costa
Coordenador CAM/CAM do CENFIM da Trofa / Team Advisor F1 in Schools

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº131. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Translate »