Contrinex
Uma redução de 10% no esforço de produção

Uma redução de 10% no esforço de produção

Como é que as pequenas e médias cervejeiras podem lucrar com a digitalização? Barbara Lohmeier respondeu a esta pergunta tendo como base a sua experiência. A proprietária da Bräu z’Loh, uma cervejeira familiar na Baviera, utiliza o monitor de fermentação multisensor QWX43 da Endress+Hauser para facilmente controlar os processos de fermentação dos seus produtos

“O que me entusiasma é como é que ingredientes simples como malte, água, lúpulo e levedura podem ser usados para criar um produto único que as pessoas adoram. Foi isso que me motivou a produzir cerveja”, afirma Barbara Lohmeier, quarta geração da família a dirigir a cervejeira, que assumiu do pai em 2020. Ela supervisiona toda a operação e os 12 funcionários da empresa.

Em 2023 recebeu um pedido especial para fornecer a cerveja para o festival anual da cidade em Dorfen, a sua cidade no condado bávaro de Erding. “Foi uma grande honra poder fabricar a cerveja do festival pela primeira vez, mas obviamente também uma enorme responsabilidade”, diz Lohmeier.

Redução do tempo de avaliação

Uma coisa que Lohmeier sabe, com toda a certeza, é que os processos de produção individuais devem ser monitorizados continuamente para garantir que os barris sejam preenchidos com um bom produto. Isso requer ficar atento a vários parâmetros durante a fermentação. É um esforço enorme: ir ao tanque de fermentação pelo menos uma vez por dia, preparar uma amostra, obter uma medição de referência com um pouco de cerveja, desinfetar o ponto de amostragem, fechar o tanque e verificar o resultado. Todo o procedimento demora 30 minutos para cada um dos dois tanques de 120 litros.

Mas com o monitor de fermentação QWX43 da Endress+Hauser esse esforço foi quase eliminado para Barbara Lohmeier, desde abril de 2023. O instrumento, que é montado no tanque de fermentação e imerso diretamente na cerveja, mede a densidade, a velocidade acústica e a temperatura do processo 24/7 com um elevado grau de precisão. Três processos de medição diferentes são combinados num único instrumento. Um algoritmo observa os valores brutos de medição e calcula, em tempo real, a fermentação e os parâmetros relacionados com a qualidade, como mosto original, extrato, teor alcoólico e grau de fermentação. Os dados de medição podem ser integrados no sistema de controlo do processo ou recuperados através de uma aplicação. “A primeira coisa que faço pela manhã é verificar o meu telefone para ver como está a cerveja”, diz Lohmeier.

por Julia Rosenheim, Proprietária do GIL Innovation Lab
Florian Falger, Gestor de Mercado do GIL Innovation Lab
Ambos Endress+Hauser Level+Pressure

Para ler a reportagem completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº133. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »