Contrinex

Schaeffler Iberia: diagnóstico automatizado dos rolamentos – análise em tempo real com recomendações de atuação específicas

Os sistemas de monitorização das vibrações são o método mais fiável…

Os sistemas de monitorização das vibrações são o método mais fiável de monitorização do estado dos rolamentos e de deteção precoce de danos em rolamentos e outros componentes das máquinas. Os especialistas em Condition Monitoring conseguem analisar, de forma inteligente, fiável e automática grandes volumes de dados dos sistemas de análise das vibrações, ou seja, os especialistas em Condition Monitoring já não terão de processar e interpretar estes dados através de processos complexos e os resultados das análises são fornecidos ao cliente sob a forma de recomendações de atuação. A Schaeffler apresentou na Feira de Hanôver de 2016 a análise automatizada dos rolamentos no “Trem de força 4.0″ como um novo serviço digital.

Para registar os dados necessários na realização da análise automatizada dos rolamentos é utilizado o sistema de Condition Monitoring FAG SmartCheck de nova geração, que tem uma interface para transmitir os dados de medição para o ambiente cloud da Schaeffler. Isto significa que, como parte deste serviço, os dados de vibração obtidos já não serão processados no dispositivo SmartCheck mas automaticamente no ambiente cloud da Schaeffler, o que proporciona uma maior capacidade de cálculo e diversas opções de análise graças à combinação com os outros dados da máquina e dos sensores. Isto aumenta a fiabilidade do diagnóstico que será enviado ao cliente.

Como o cliente só utiliza os seus terminais como client tem sempre acesso aos últimos algoritmos de cálculo e análise da Schaeffler através da ligação online ao ambiente cloud. Esta solução, baseada na nuvem, elimina também a necessidade de realizar instalações ou atualizações de software. O software de diagnóstico automatizado dos rolamentos deteta, de forma independente, as mudanças nos padrões de vibração de qualquer quantidade de dispositivos SmartCheck. Até mesmo no caso de equipamentos de grandes dimensões é emitido um alarme de forma imediata. O microsserviço de “diagnóstico automatizado dos rolamentos” deteta danos nos anéis interiores, nos anéis exteriores e nos corpos rolantes bem como desequilíbrios, e informa o operador sobre os defeitos encontrados e os componentes defeituosos através de mensagens de texto. Isto permite a implementação de medidas de manutenção sem recorrer aos serviços dos especialistas em Condition Monitoring. Na demonstração do “Trem de força 4.0” de Hanôver, o FAG SmartCheck monitoriza permanentemente os dados de vibração do motor elétrico e transfere os dados de medição para o ambiente cloud da Schaeffler. Os resultados do diagnóstico automatizado dos rolamentos podem ser representados, graficamente, em qualquer terminal com ligação à Internet.

www.schaeffler.pt