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Schaeffler Iberia: rolamentos para cabeçotes mais robustos com Vacrodur

Com Vacrodur, a Schaeffler desenvolveu um material inovador para rolamentos que permite aos…

Com Vacrodur, a Schaeffler desenvolveu um material inovador para rolamentos que permite aos fabricantes de máquinas-ferramenta aumentar consideravelmente a capacidade de carga dos cabeçotes (“spindles”) e prolongar ao mesmo tempo a sua vida útil mesmo em condições extremamente difíceis. Os fabricantes beneficiam de menores custos por peça, períodos mais longos de funcionamento e uma maior disponibilidade das máquinas.

Diferentemente dos aços convencionais para rolamentos, como por exemplo o aço 100Cr6, a dureza de Vacrodur não diminui com temperaturas superiores a 120ºC, permanecendo estável até mesmo com temperaturas superiores a 400ºC. Até esta temperatura extremamente elevada não ocorre nenhuma transformação estrutural, apenas variações insignificantes nas caraterísticas do material. Por isso, os rolamentos para cabeçotes fabricados com Vacrodur continuam a proporcionar uma elevada capacidade de carga, permanecendo estáveis dimensionalmente e geometricamente durante um período de tempo extremamente longo mesmo quando expostos a cargas térmicas muito elevadas, como por exemplo a do calor gerado no cabeçote (“spindle”) ou a provocada por uma lubrificação deficiente.

O aço Vacrodur carateriza-se por uma estrutura muito homogénea com uma elevada proporção de carbonetos distribuídos de forma extremamente fina. Os carbonetos são responsáveis pela extraordinária resistência de Vacrodur ao desgaste por abrasão. Do mesmo modo, a liga especial deste material é submetida a um tratamento térmico de diversas fases que produz valores de dureza muito elevados, de até 66 HRC, e uma estrutura (básica) muito tenaz capaz de suportar temperaturas elevadas de até 400ºC sem redução da dureza. Graças à sua maior dureza em comparação com outros aços para rolamentos, as marcas produzidas pela laminação de partículas externas são de menor dimensão e, consequentemente, as cristas que se formam são também menos pronunciadas. Estas reduzem-se novamente nos seguintes rolamentos devido à maior ductilidade da matriz do material. Nos ensaios realizados em condições de contaminação controladas, foi possível alcançar um tempo de vida útil antes da avaria do rolamento vinte vezes superior em comparação com a referência disponível até agora.

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