Conscientes desta evolução, importa assegurar que a tecnologia não se sobrepõe à relação humana no processo de aprendizagem, pois continuamos a acreditar que, a relação, continua a ter um papel fundamental e diferenciador no sucesso formativo.
Acreditamos que a agregação da inteligência artificial e da inteligência emocional na formação/ensino, potencia o desempenho do formador/professor, uma vez que lhe permite ser mais eficaz a partir da individualização dos processos de ensino/aprendizagem em cada sessão, e desta forma, obter índices superiores de foco e motivação, e consequentemente, aumentar os índices de sucesso formativo e bem-estar emocional no contexto formativo. Estamos certos que, esta agregação permitirá a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e envolventes.
A qualidade dos resultados obtidos com a integração da I.A., depende maioritariamente, da qualidade da informação que fornecemos, do tipo de estimulação provocada.
De acordo com o Psicólogo Eduardo Sá, ‘aprende-se de dentro do corpo para fora do corpo, aprende-se com o corpo’, o que muitas vezes não é considerado nos ambientes de ensino/ aprendizagem. É a este nível que o fator ‘estimulação’ despertar curiosidade, é determinante.
Esta integração estimula e desenvolve nos formandos/alunos, o pensamento crítico, a resiliência, e a capacidade de enfrentar desafios e problemas complexos, aumentando a sua competência de adaptação a um mercado de trabalho em permanente mudança, que também exige perfis preparados para estes desafios.
Conscientes da dimensão deste desafio propomo-nos a um dia de reflexão, que irá acontecer durante o Seminário 3.º (trans)FORMAR, que vai decorrer a 26 de outubro no Hotel Vila Galé, em Coimbra, que conta para o efeito, com um conjunto de oradores com abordagens diferenciadas nesta temática.
Contamos consigo neste Seminário!
O CENFIM a (trans)FORMAR!
CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica
Tel.: +351 218 610 153 · Fax: +351 218 684 979
dgp@cenfim.pt · www.cenfim.pt