Revista Robótica (RR): Como tem sido o percurso da FANUC em Portugal desde 2014?
Sérgio Rodrigues (SR): A aposta em Portugal surgiu inicialmente em 2014, altura em que tínhamos um escritório com duas pessoas dedicadas para as Robomachines (ROBODRILL e ROBOCUT) e CNC. Posteriormente em abril de 2016, data em que foi inaugurada a nova sede portuguesa em Vila do Conde, começámos a recrutar pessoal especializado (maioritariamente com qualificações académicas na área da engenharia) para as diferentes divisões (CNC, máquinas e robots) permitindo um acompanhamento mais especializado em função das necessidades do cliente, e uma melhor capacidade de resposta a nível técnico-comercial.
E desde então estamos a aumentar a aposta no mercado português, focando-nos no reforço da qualidade e tempo de resposta do serviço pós venda da FANUC.
Acreditamos que Portugal tem ainda um grande potencial de desenvolvimento de negócio e de automatização, e acreditamos que ao garantir uma base fortalecida podemos encarar o futuro com a certeza de que temos as condições necessárias para responder às exigências dos nossos clientes.
“Service First significa que queremos estar perto dos clientes.”
RR: Estão a dar muita importância ao conceito Service First. Pode-nos explicar um pouco mais sobre isso?
Sérgio Rodrigues: Para a FANUC, o Customer Service teve sempre – e continuará a ter – um peso muito importante na cultura e estratégia da empresa. Service First significa que queremos estar perto dos clientes.
Um reflexo disso é que, por exemplo, na Europa a FANUC conta com a sua sede no Luxemburgo, onde tem implementado um Centro de Reparações Europeu, um Centro de Costumização de Equipamentos, e um Armazém com resposta 24 horas, que garante a disponibilidade das peças em mais de 99% das requisições.
A estrutura europeia da FANUC conta neste momento com 24 subsidiárias em diversos países europeus, suportanto os países da Europa, e parte do Norte de África e Médio Oriente. Em todo o globo, a FANUC marca presença em 59 países.
Neste momento, a FANUC Europa dispõe de mais de 2000 trabalhadores, onde cerca de 30% fazem parte das equipas de Serviço Técnico. Estas equipas são constituídas pelos Engenheiros de Serviço, que a par do Backoffice, permitem à FANUC atender rapidamente às necessitades dos seus clientes, sejam estas de Manutenção/Reparação, Formação ou fornecimento de Peças de Substituição.
Em território Ibérico, os clientes FANUC usufruem de uma presença forte, contando com a infraestrutura da nossa nova sede em Barcelona, inaugurada a 20 de Fevereiro de 2024. A nova sede da FANUC Iberia é composta por dois edifícios unidos com uma área total construída de quase 9000 m2 e alberga um grande armazém, áreas de testes técnicos, sala climatizada, área de aplicação, showroom, escritórios, várias salas de reuniões e a área de FANUC Academy que permitiu permitiu aumentar a nossa capacidade de Formação (de 2 para 7 salas de formação em Barcelona).
Além da sede, a FANUC dispõe de escritórios em Madrid e País Vasco, e conta com a presença de Engenheiros de Serviço Satélite nas províncias de Levante, Murcia, Sevilla, Valladolid e Vigo. Particularmente em Portugal, a FANUC tem o seu escritório localizado em Vilar do Pinheiro, Vila do Conde, e conta com Engenheiros de Serviço Satélite em Leiria e Palmela.
Tudo isto como parte de uma estratégia que vista estar o mais perto possível dos clientes.
RR: É muito importante haver um serviço de pós-venda e apoio e a FANUC é reconhecida em Portugal por isso mesmo. Quais os segredos para esse sucesso?
Sérgio Rodrigues : O segredo é um: ouvir os nossos clientes.
É verdade que os anos de experiência são uma peça fundamental na hora de definir uma estratégia para o sucesso de Serviço Técnico, e a FANUC está “cá” desde 1956. No entanto, a qualidade da estratégia implementada apenas pode ser medida se ouvirmos o parecer dos nossos clientes e o nível de satisfação que demonstram com as medidas aplicadas.
por Helena Paulino
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