Contrinex
Sistema de monitorização inteligente para tratamento de água potável

Sistema de monitorização inteligente para tratamento de água potável

Para o tratamento e armazenamento de água da cidade de Oberzent, os especialistas contam agora com um sistema de monitorização inteligente com tecnologia LoRaWAN.

Uma nova rede LoRaWAN (Low Power Wide Area Network) foi instalada e partes dos sistemas de medição foram modernizadas para integrar os reservatórios e instalações individuais num sistema de monitorização baseado na cloud. Isto fornece todas as informações a qualquer momento, quer estejam usando um dispositivo móvel ou seu computador no centro de operações.

Fiabilidade no abastecimento de água nos 19 distritos de Oberzent é a prioridade, por isso têm de garantir que a rede de abastecimento funciona bem. Para o tratamento e armazenamento de água da cidade de Oberzent, recolhem e processam informações sobre um total de 19 instalações descentralizadas de infraestruturas hídricas, espalhadas por um território de 165 km2. Os especialistas monitorizam todos os dias as instalações e passam muito tempo só em viagens. Isso possibilita a visualização de dados de um total de 35 caudalímetros, 17 medidores de nível, 7 medidores de pressão e 2 painéis de análise para monitorização de qualidade. A falta de cobertura estável de serviço celular em muitas áreas de Odenwald tornou necessária a instalação de uma transmissão de dados sem fio que não consome muita energia. A solução é a tecnologia LoRaWAN, adequada onde pequenas quantidades de dados precisam ser transmitidas por longas distâncias (até 15 km/9,3 milhas). Além disso, o LoRaWAN consome pouca energia e tem baixos custos. Agora, os especialistas veem todos os pontos de dados relevantes do seu sistema de tratamento de água num painel baseado na cloud. O painel, desenvolvido pela Endress+Hauser, mostra as diversas redes e pode ser usado em diversos dispositivos, incluindo smartphones, tablets e laptops. Isso evita as visitas diárias aos reservatórios e às estações de tratamento de água.  

Com o ecossistema Netilion IIoT, a Endress+Hauser oferece uma variedade de soluções para uma cidade inteligente. Em Oberzent, o ecossistema IIoT fornece os dados básicos necessários para a criação e programação de painéis individuais que exibem todo o processo de tratamento e armazenamento de água. Isso é implementado no serviço online Netilion Water Network Insights que permite a monitorização de redes de água, bem como a otimização de processos, por exemplo através de deteção de vazamento ou gestão do reservatório.

Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
info.pt@endress.com · www.pt.endress.com