Contrinex
Tec.nicum Schmersal: ensaios cobots

Tec.nicum Schmersal: ensaios cobots ISO/TS 15066 e EN ISO 10218-2

Os ensaios de contactos são um passo essencial antes de obter a marcação CE e poder validar o DL50/2005 na fábrica onde a aplicação do cobot será implementada.

Os chamados robots colaborativos (Cobots) têm uma série de funções de segurança, como segurança em deslocamento, comutação automática de modos de trabalho ou controlo de paragem e força. A priori, essas funções permitem que o operador e o robot trabalhem no mesmo espaço com segurança. Mas em termos de segurança, a sua instalação deve cumprir o disposto no DL50/2005 e na Diretiva Máquinas 2006/42. Os requisitos legais destes regulamentos não podem ser garantidos sem a realização prévia de um estudo de ensaios de contactos. Estes ensaios são um passo essencial antes de obter a marcação CE e poder validar o DL50/2005 na fábrica onde a aplicação do cobot é implementada.

Para garantir a segurança dos operadores, é necessário conhecer os riscos a que estão expostos. De acordo com a instrução técnica ISO/TS 15066 e a nova norma prEN ISO 10218-2, estes riscos derivam da possibilidade de dois tipos de contactos num sistema cobot/humano: contacto quase estático que ocorre em situações de aprisionamento ou esmagamento em que uma parte do corpo humano fica presa entre partes móveis do sistema do robot e outra parte fixa ou móvel de uma zona de trabalho. Durante esta situação, o robot aplicaria pressão ou força no corpo durante um longo período de tempo até que a condição fosse reposta. O contacto transitório ou “impacto dinâmico“, ocorre quando uma parte do corpo é atingida por uma parte móvel do sistema do robot que pode ser recuada ou recolhida. O corpo não está preso ou esmagado, por isso o contacto é de curta duração.

O serviço de medição de contactos em cobots deteta e valida situações de contactos quase estáticos e transitórios, com base nos regulamentos existentes. Inclui ensaios de medição de acordo com as instruções técnicas ISO/TS 15066, documentação dos ensaios de impacto e aprisionamento, ensaios de distâncias de segurança de acordo com a ISO 13855. As informações geradas indicarão se são necessárias melhorias e, em última análise, garantirão a segurança em situações de possível contacto.

Schmersal Ibérica, S.L.
Tel.: +351 308 800 933
info-pt@schmersal.com · www.schmersal.pt