Esta tecnologia está numa acentuada proliferação: o arrefecimento líquido confere uma capacidade de transferência de calor muito maior do que o ar, o que ajuda a aumentar a eficácia do uso de energia (PUE – Power Usage Effectiveness), reduzindo os custos e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. O líquido também pode circular mais aproximado à fonte de calor (o chip).
Para aumentar a capacidade dos Data Centers, dentro da área existente, e oferecer um retorno favorável sobre o investimento nas instalações, o arrefecimento a líquido é a melhor solução. Os sistemas de refrigeração líquida fornecem uma solução eficaz para controlar os parâmetros de temperatura, o que permite aumentar a densidade de chips e como tal, os gestores de Data Center precisam de pensar na melhor forma de implementar soluções de arrefecimento líquido.
Para construir uma infraestrutura refrigerada a líquido devidamente equipada, são necessárias muitas tecnologias diferentes. Aqui estão algumas essenciais:

Unidades de distribuição de líquido refrigerante

As unidades de distribuição de líquido refrigerante (CDUs – Coolant Distribution Unit), que são o coração e o cérebro do Data Center arrefecido a líquido, usam algoritmos de controlo avançados para utilizarem energia da forma mais eficiente possível, enquanto mantêm os equipamentos a operar às temperaturas apropriadas. Existem algumas considerações a fazer para aplicar esta tecnologia corretamente, como por exemplo, os tipos de bombas que usa, como mantém a qualidade da água, como se integra com o sistema, entre outras. O sistema RackChiller CDU800 da nVent Schroff está focado em fornecer a mais alta fiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção para suportar o arrefecimento a líquido direto ao chip. O permutador de calor no interior da CDU transfere o excesso de calor do líquido refrigerante secundário para o primário. Todo o sistema está integrado numa caixa que pode ser acedida a partir da porta dianteira e traseira, permitindo uma fácil manutenção.
Permutadores de calor para portas traseiras
Permutadores de calor para porta traseira (RDHx – Rear Door Heat Exchanger) usam tecnologia de arrefecimento a líquido em combinação com a infraestrutura de arrefecimento a ar existente para criar um ambiente refrigerado de forma eficiente ao nível dos servidores no rack e, assim, melhorar a capacidade, desempenho e eficiência energética dos chips.
SAE – Sistemas de Automação e Energia, Ltd
Tel.: +351 224 956 496 · Fax: +351 224 956 496
comercial@novasae.com · www.novasae.com
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº138. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Reportagem “IT – Awards 2024: Rittal é o melhor fornecedor de refrigeração” da edição 138 da revista Robótica;
- Artigo de opinião “nVent electric acumula prémios e reconhecimentos” presente na revista Robótica;