Contrinex
Tecnologias de Automação na Indústria 4.0

Tecnologias de Automação na Indústria 4.0

O livro “Tecnologias de Automação na Indústria 4.0” aborda os principais temas relacionados com automação industrial e ao mesmo tempo reflete sobre a evolução tecnológica e no paradigma da indústria 4.0.

Autor: J. R. Caldas Pinto
ISBN: 9789897526046
Editora: Lidel
Número de Páginas: 440
Idioma: Português
Data Edição: 2021

PVP: 37,75 €
Preço booki: 33,97 €

Sobre a obra

O livro “Tecnologias de Automação na Indústria 4.0” pretende introduzir os principais temas ligados à automação industrial e refletir, ao mesmo tempo, o desenvolvimento ocorrido na indústria, sobretudo na última década deste século. Esta evolução resultou em avanços tecnológicos nos equipamentos e numa mudança de paradigma a que se chamou indústria 4.0.

É habitual dizermos que os controladores são o cérebro dos sistemas automáticos e os sensores os olhos e os ouvidos dos mesmos. Podemos acrescentar que as redes de comunicação são os nervos que permitem conetar tudo – os elementos diretamente envolvidos e aqueles que detenham informação que contribua para que o cérebro possa tomar as decisões mais adequadas a cada momento. Finalmente, a todo este corpo gigantesco é preciso acrescentar os braços e as pernas, ou seja, os agentes de movimento, de translação e/ou de rotação, que se pretendem cada vez mais precisos. No melhor desempenho de todo este sistema é necessário ter sempre em conta a eficiência energética e o não-desperdício de recursos e matérias-primas. Este livro desenvolve todos estes tópicos. Na última parte aborda o problema da modelação, subjacente à descrição dos sistemas automáticos, tratando com detalhe o GRAFCET e introduzindo as redes de Petri.

Sobre o autor

J.R. Caldas Pinto

Professor Associado com Agregação Aposentado no Instituto Superior Técnico, no departamento de Engenharia Mecânica, área científica de Controlo, Automação e Informática Industrial. Durante grande parte da sua carreira de ensino e investigação, de mais de 40 anos, dedicou-se ao ensino de Automação Industrial, Controlo de Sistemas e Visão Industrial, nos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico e na Academia Militar.

O livro “Tecnologias de Automação na Indústria 4.0” encontra-se disponível na livraria Booki.

Booki
Tel.: +351 220 104 872
info@booki.pt · www.booki.pt

Outros artigos relacionados