Contrinex
robots humanóides Marko

Utilização de robots humanóides em aplicações médicas e biomédicas – 2.ª Parte

MARKO é um dos robots humanoides que tem sido incorporado, de modo experimental, nas sessões de fisioterapia de crianças com Paralisia Cerebral.

3.1. Produtos existentes

3.1.1. MARKO

MARKO é um dos robots humanoides que tem sido incorporado, de modo experimental, nas sessões de fisioterapia de crianças com Paralisia Cerebral. A fisioterapia é de extrema importância para a melhoria do estado destas crianças e sabe-se que o aumento da funcionalidade neuronal é diretamente proporcional ao tempo despendido em exercício. Contudo, a fisioterapia tradicional requer sessões longas e repetitivas que causam desinteresse e falta de motivação da parte do doente, especialmente quando se tratam de crianças. O robot MARKO pretende colmatar este problema ao funcionar como um companheiro para a criança durante as sessões de fisioterapia (não substituindo o fisioterapeuta), criando um ambiente de brincadeira que distrai a criança dos exercícios repetitivos e cansativos, motivando-a e incentivando-a a colaborar durante longos períodos de tempo. [26].

Os robots humanoides MARKO estão preparados para ajudar em três áreas da terapia: motricidade grossa, motricidade fina e exercícios de fala [26].

Quanto à motricidade grossa, o cenário de terapia passa por uma exemplificação inicial do exercício pelo terapeuta, este exercício deve ser reconhecido pelo sistema de visão do robot de modo a que o mesmo o possa posteriormente repetir, acompanhando esta repetição de frases encorajadoras que motivem a criança a efetuar os mesmos movimentos. Uma outra possibilidade passa pela realização do exercício estando a criança e o robot frente a frente, de modo semelhante à terapia tradicional com recurso a espelhos. Nesta situação, os robots humanoides MARKO conseguem acompanhar os movimentos da criança e guardar a informação na base de dados, permitindo uma melhor monitorização do progresso do doente [26].

Alexandra Pereira, Beatriz Santos, Rita Pereira
Supervisao: J. Norberto Pires
Universidade de Coimbra

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº128. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Artigo sobre robots humanoides

Outros artigos relacionados