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robots humanóides - robot DIGIT

Utilização de robots humanóides em aplicações médicas e biomédicas – 3.ª Parte [DIGIT]

O sistema do DIGIT pode ser controlado por uma API desenvolvida para poder executar trajetórias pré-definidas ou subir escadas, por exemplo.

O caso do DIGIT e possíveis aplicações na saúde

”Go Where Humans Go”. Este é o lema da empresa norte-americana Agility Robotics que anunciou o seu mais recente robot bípede – DIGIT – em fevereiro de 2019 [42].

O robot DIGIT apresenta as seguintes caraterísticas:

  • Altura de 155 cm [39];
  • Duas pernas, que lhe conferem mobilidade que se assemelha ao movimento de uma avestruz, e 2 pés que proporcionam equilíbrio e estabilidade nas mais variadas superfícies [40, 41];
  • Um tronco, integrado com 4 câmaras Intel RealSense para detetar obstáculos, sensores de perceção, incluindo tecnologia LIDAR no topo do seu tronco, para que possa mapear e percorrer ambientes complexos e, finalmente, um poderoso hardware de computador a bordo [36, 37, 38];
  • Dois braços, que auxiliam o equilíbrio e o movimento do robot, ao balançarem em coordenação com a marcha. Além disso, os braços do DIGIT ajudam-no a segurar-se quando cai e a reorientar-se para voltar a ficar de pé [39];
  • Consegue pegar, empilhar e transportar caixas que pesem até 18 kg [39].

O sistema do DIGIT pode ser controlado por uma API desenvolvida para poder executar trajetórias pré-definidas ou subir escadas, por exemplo. A API pode ser controlada de duas formas: a bordo ou via wireless [43].

Possui ainda uma biblioteca de simulação que permite planear um modelo 3D de trajetórias nas mesmas condições do ambiente envolvente, antes de colocar o robot no mundo real. Desta forma, é possível testar e aperfeiçoar todas as situações em contexto de simulação, prevenindo que o robot se danifique ao bater contra uma parede ou um objeto, ou que cause um acidente e ponha em perigo a vida de terceiros.

A Ford e a Agility Robotics aliaram-se neste projeto e, juntos, ambicionam lançar um robot de entregas que irá ajudar os seus clientes de veículos comerciais, incluíndo de veículos autónomos, a tornar o armazenamento e a entrega mais eficientes e acessíveis [42].

Alexandra Pereira, Beatriz Santos, Rita Pereira
Supervisao: J. Norberto Pires
Universidade de Coimbra

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