Contrinex
Wachendorff: sensor/encoder para medição, sem contacto

Wachendorff: sensor/encoder para medição, sem contacto, do comprimento e da velocidade

O sensor ótico speedMATE® utiliza uma tecnologia de medição sem contacto, puramente ótica, sem componentes mecânicos e é ideal para controlar máquinas ou processos de produção. Vamos conhecê-lo melhor!

O sensor ótico speedMATE®, para medição do comprimento e da velocidade, é uma solução inovadora e ideal para controlar máquinas ou processos de produção. O sensor utiliza uma tecnologia de medição sem contacto, puramente ótica, sem componentes mecânicos, e em comparação com os métodos mecânicos, como as rodas de medição, o speedMATE® tem uma precisão de medição superior. A medição ótica é excelente, mesmo, para superfícies refletoras e lisas.

Para além destas caraterísticas, o sensor possui uma função de trigger, ou seja, emite um impulso elétrico, por exemplo para um equipamento de marcação, assim que o valor, previamente definido, é atingido.

Existem, também, saídas por impulso que são usadas na comunicação, para um equipamento de controlo, da velocidade medida.

O sensor speedMATE® deve ser instalado numa posição de forma a poder digitalizar a superfície de um produto ou de um material. Por exemplo, a superfície de um eixo rotativo ou de uma correia transportadora em movimento. Ou a superfície de objetos em movimento (folhas contínuas; caixas de cartão; placas; embalagens; entre outros).

Como o speedMATE® funciona sem contacto e não tem componentes mecânicos, a distância até à superfície a digitalizar pode variar de 15 a 60 mm.

O speedMATE® pode ser utilizado em todos os setores industriais para a medição do comprimento e da velocidade de sistemas e de máquinas. Por exemplo, no controlo da velocidade de impressão dos sistemas de marcação; na sincronização de etapas/ciclos de trabalho de uma máquina ou na medição de comprimentos.

A medição sem contacto do speedMATE® é ideal para superfícies sensíveis e frágeis que podem ser facilmente danificadas com a utilização de tacómetros e rodas de medição por contacto. Este sensor não é sujeito a desgaste mecânico e, por isso, é de baixa manutenção.

instalação do sensor speedMATE é intuitiva e a sua configuração é rápida e simples.

Para mais informações consulte a equipa comercial da Alpha Engenharia ou visite o website em www.alphaengenharia.pt/PR91.

Caraterísticas técnicas

  • Medição sem contacto, independente do tipo material, do comprimento e da velocidade;
  • Precisão da medição: ± 0,3%;
  • Distância de medição: 15…60 mm;
  • Velocidade de medição: 0.5 … 135 m/min; 2250 mm/sec;
  • Corpo robusto em alumínio;
  • Interface: encoder A & B + out 1 (trigger 1) + out 2 (opcional: trigger 2; direção; alarme);
  • Instalação intuitiva e configuração rápida e simples.

Alpha Engenharia
Tel.: +351 220 136 963 · Tlm.: +351 933 694 486
info@alphaengenharia.pt · www.alphaengenharia.pt
facebook.com/AlphaEngenhariaPortugal/