Os sensores utilizam luz LED vermelha para detetar objetos sem qualquer contacto, independentemente da cor, acabamento da superfície e formato. O background de referência é ensinado via teach-in. Consegue-se, assim, uma deteção fiável de objetos brilhantes, irregulares e até semitransparentes – sem a necessidade de um refletor adicional.
As células reflexão P1PM estão disponíveis num total de 4 variantes, para uma versatilidade de aplicações. Devido ao seu princípio de deteção combinado, as barreiras de reflexão determinam a intensidade da luz retro difundida e também a distância do ponto de luz relativamente ao background de referência. Como resultado, distâncias e acabamentos das superfícies são detetados de forma confiável em até 1 metro, independentemente da cor, formato e acabamentos.
A deteção sem refletor oferece outras vantagens adicionais: O sensor pode ser instalado em locais onde não existe espaço para o refletor. A instalação sem refletores permite também redução considerável de custos e de tempos. Evita ainda paragens do sistema devido a refletores sujos ou danificados.
Fiabilidade elevada nos processos em diferentes ambientes de trabalho
As células de reflexão P1PM impressionam com dois modos teach-in separados:
- Podem ser ensinadas com background estático ou em movimento;
- A parametrização via IO-Link permite configurar ambos os modos de funcionamento.
Significando que o sensor pode ser adaptado de uma forma fácil e individual, relativamente à aplicação. Estes equipamentos detetam objetos inclusivamente os que estejam localizados diretamente em frente da ótica do sensor, uma vez que funcionam sem uma zona cega.
São a escolha ideal para uso em circunstâncias desafiadoras, como fundo sujo ou vibrações fortes, uma vez que o sistema integrado de reajuste dinâmico compensa as alterações graduais sem necessidade de refazer o teach-in.
Em destaque:
- Deteção de objetos sem contacto utilizando luz LED vermelha, independentemente da cor, formato e acabamento da superfície do objeto e sem refletor adicional;
- Deteção confiável de objetos brilhantes, irregulares e semitransparentes;
- Método de deteção inovador combina deteção de distância e intensidade;
- Quatro variantes com 2 modos de funcionamento separados: teach-in em background de referência estático ou em movimento;
- Reajuste dinâmico para deteção fiável;
- IO-Link 1.1 para parametrização e integração simples;
- Sem zona cega.
PROSISTAV – Projectos e Sistemas de Automação, Lda.
Tel.: + 351 234 397 210 · Fax: + 351 234 397 219
prosistav@prosistav.pt · www.prosistav.pt