O XPort® fabricado pela Lantronix, é uma solução compacta e capaz de integrar qualquer dispositivo com comunicação série, num dispositivo controlado pela web.
A Lantronix foi fundada em 1989 e está sediada em Irvine, na Califórnia. Apresenta instalações em todo o mundo, nomeadamente Japão, Ásia-Pacífico, América Latina, Austrália e Europa, sendo nesta última área que a sua presença é mais forte. A Lantronix é uma referência mundial em tecnologias de comunicação seguras que simplifiquem o acesso remoto, monitorização e controlo de praticamente qualquer dispositivo eletrónico, independentemente da localização. Em Portugal, a Lantronix é representada através da Lusomatrix, Lda. As soluções inovadoras que a Lantronix dispõe, permite que as empresas decidam pelas melhores opções de informações em tempo real, que são utilizadas em quase todos os mercados verticais, incluindo construção, segurança e automação industrial, medicina/saúde, TI/datacenter, governo, transportes, energia, serviços públicos, e muitos outros.
Integrando o Xport no design de um produto, os fabricantes podem oferecer conectividade através da rede, possibilitando que estes passem a ser controlados através de IP. Através do XPort é possível facilitar a complexidade de construção de uma rede com conectividade num determinado produto, integrando todos os hardwares e softwares necessários, dentro de uma única solução integrada. Menor do que um polegar, o XPort inclui todos os recursos de rede essenciais, incluindo uma porta 10Base-T/100Base-TX com conexão Ethernet, sistema operativo comprovado, um servidor web embutido, alertas de email, stack TCP/IP completo e encriptação (256-bit) AES para comunicações seguras. Este processador de rede TCP/IP fácil de incorporar em qualquer equipamento com comunicação de série, vai libertar os engenheiros de desenvolvimento de se focarem nas suas competências específicas, reduzindo assim tempo e custo de desenvolvimento de cada produto.
O XPort é alimentado pelo processador (SoC – System on Chip) de rede, o DSTniTM da Lantronix, que inclui um 10/100 MAC/PHY e 256 KB de SRAM. Possui um servidor web embutido para comunicações com um dispositivo através de um browser de internet standard. Dispõe de capacidade web que pode ser usada em configurações remotas, em tempo real e monitorização para solução de problemas. O XPort tem 512 KB de memória Flash embebida para páginas web e atualizações de software. Este componente atua como um co-processador dedicado para otimizar as atividades de rede, e permite que o microprocessador funcione com a eficiência máxima. Com o XPort é possível incorporar inteligência em qualquer produto eletrónico para diversificadas aplicações como diagnóstico remoto e upgrades, automação e controlo, gestão de energia, colaboração remota, entre outros.
Vídeo de apresentação do XPort
LusoMatrix – Novas Tecnologias de Electrónica Profissional
Tel.: +351 218 162 625 · Fax: +351 218 149 482
www.lusomatrix.pt