dossier

Robótica colaborativa (edição 108)

O dossier "Robótica colaborativa" é composto...

Os robots colaborativos foram desenvolvidos para trabalhar lado a lado com os seres humanos de forma segura (robótica colaborativa). Estes são a evolução dos tradicionais robots industriais convencionais, completamente isolados da coabitação humana por barreiras e diretivas de segurança que tornam a sua instalação complexa, cara e com elevado espaço físico de implantação. Esta nova categoria de robots industriais veio revolucionar o mercado criando inúmeras oportunidades de aplicação devido essencialmente às suas caraterísticas inovadoras.

É, pois, com base nestas caraterísticas que se tem criado uma enorme expetativa de que o uso dos robots colaborativos cresça exponencialmente nos próximos anos, em todos os setores industriais e, não só, ao nível dos robots estáticos como dos robots colaborativos móveis. A relação de proximidade e de iteração direta com humanos, dentro de uma área de trabalho colaborativa definida, permite que robots e humanos desenvolvam simultaneamente tarefas isoladas e conjuntas, durante o ciclo produtivo. Esta colaboração, para além dos problemas sociais que possam advir da substituição do ser humano por robots, terá que se traduzir numa maior especialização e formação dos colaboradores onde os seres humanos serão parte integral do sistema produtivo e da transição da indústria tradicional para a Industria 4.0.

Com o advento da Industria 4.0 abrem-se novas portas à comunicação industrial onde as máquinas podem comunicar entre elas (M2M) funcionando como um todo. A monitorização e o controlo remoto assumem aqui um papel preponderante tornando a indústria mais flexível onde os robots, as máquinas e as pessoas monitorizam-se e são monitorizadas em tempo real.

Os robots colaborativos, quando operando conjuntamente como os humanos, apresentam-se como elementos de extrema segurança, confiança e preponderantes para a flexibilidade industrial e para a parceria humana. Esta combinação de trabalho produzido por humanos e robôs, combinará o que há de melhor em cada elemento tirando partido da capacidade cognitiva e da cooperação humana com a repetibilidade e a precisão dos robots.

Estas combinações e parcerias tornam-se de tal modo promissoras que justificam todos os investimentos realizados ao nível industrial, bem como todo o investimento no desenvolvimento de novos e mais eficientes robots colaborativos realizado pelos diversos fabricantes, dos quais se destacam entre outros a ABB (Suíça), KUKA (Alemanha), FANUC (Japão), MOTOMAN (Japão), COMAU (Itália) e a UNIVERSAL ROBOTS (EUA).

Adriano A. Santos

O dossier “Robótica colaborativa” é composto pelos seguintes artigos:

  • Robots industriais colaborativos
  • Robots móveis colaborativos na otimização da logística interna
  • Robótica guiada por visão, uma tecnologia imprescindível para a logística
  • Maximize o desempenho das suas operações com os sistemas de supervisão e telemetria do futuro
  • Especificidades da comunicação com robots

Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº108. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Share
Published by
Revista Robótica

Recent Posts

igus simplifica a Automação Low Cost

As ferramentas digitais da igus ajudam as empresas a configurar, integrar e controlar o seu…

3 horas ago

UC coordena projeto europeu para desenvolver robótica e machine learning para agricultura digital

O projeto AIGreenBots coordenado pela FCTUC servirá como plataforma europeia para uma formação doutoral de…

23 horas ago

Software para a resiliência: o papel da automação na indústria de hoje e de amanhã

Desde os primeiros dias das revolucionárias linhas de montagem da Ford, a automação industrial tem…

23 horas ago

wenglor: leitores RFID industriais para soluções de identificação inteligentes

O design robusto dos leitores RFID industriais da wenglor garante uma elevada fiabilidade no processo,…

4 dias ago

Klaus Rosenfeld continuará como CEO da Schaeffler AG

"Klaus Rosenfeld representa a continuidade e o progresso em igual medida. Durante os últimos dez…

4 dias ago

Maior produtividade graças a um eficaz diagnóstico de avarias

A Schmersal introduz uma nova variante do Gateway SD no mercado.

5 dias ago