notícias

Mazak ‘Go Green’ visa reduzir as emissões de CO2 nos seus clientes

A visão Go Green da Mazak agora concentra-se em melhorias nas máquinas-ferramenta ao longo do ciclo de vida do produto para beneficiar os clientes. Tudo para que as máquinas Mazak tenham uma eficiência ambiental quatro vezes maior em 2030 do que em 2010.

Tendo já impactado positivamente a mudança ambiental com investimentos em grandes instalações solares e um esforço concentrado para reduzir o consumo de energia, a visão Go Green da Mazak agora concentra-se em melhorias nas máquinas-ferramenta ao longo do ciclo de vida do produto para beneficiar os clientes. Tudo para que as máquinas Mazak tenham uma eficiência ambiental quatro vezes maior em 2030 do que em 2010.

A iniciativa “Go Green” tem 2 aspetos relacionados com a tecnologia de máquinas-ferramenta: as máquinas estão a ser projetadas para reduzir a sua pegada de CO2 na execução e visa envolver os proprietários das máquinas para registar, analisar e otimizar o seu uso de energia para um registo da pegada de carbono precisa.

As novas máquinas Mazak estão a ser equipadas com medidas de economia de energia: a nova geração de centro de maquinação vertical de 5 eixos simultaneos VARIAXIS i-800 NEO oferece capacidade de maquinação numa máquina mais rápida e compacta e as tecnologias aprimoradas são incorporadas no design que reduzem as emissões de CO2 em 22,7%. Uma pegada de carbono do berço ao túmulo mede as emissões totais de gases de efeito estufa de um produto, desde a extração da matéria-prima até ao fabrico, distribuição, uso e eventual fim de vida.

A medição de CO2 para o ciclo de vida total de produtos de consumo está a ser gradualmente traduzida através da cadeia de fornecimentos de fabrico para os proprietários de máquinas-ferramenta. Essencialmente, o cálculo tradicional de “preço + entrega” provavelmente tornar-se-á “preço + entrega + impacto de CO2“. Para ajudar os utilizadores de máquinas, a Mazak desenvolveu produtos para medir CO2: o Smooth Energy Dashboard é uma medição que monitora a utilização de energia em tempo real e fornece aos utilizadores da máquina uma taxa de consumo do programa de peças, juntamente com a pegada de CO2.

A iniciativa Go Green também abrange a linha de máquinas híbridas da empresa que combinam processos lógicos em uma única máquina para reduzir custos e impacto ambiental. A linha multitarefa híbrida inclui agora produção aditiva, soldagem por fricção e maquinação de engrenagens.

Yamazaki Mazak U.K. Limited
Armando Gonçalves Tel.: +351 964 777 473
agoncalves@mazak.pt · www.mazakeu.com

Share
Published by
Revista Robótica

Recent Posts

UC coordena projeto europeu para desenvolver robótica e machine learning para agricultura digital

O projeto AIGreenBots coordenado pela FCTUC servirá como plataforma europeia para uma formação doutoral de…

13 horas ago

Software para a resiliência: o papel da automação na indústria de hoje e de amanhã

Desde os primeiros dias das revolucionárias linhas de montagem da Ford, a automação industrial tem…

14 horas ago

wenglor: leitores RFID industriais para soluções de identificação inteligentes

O design robusto dos leitores RFID industriais da wenglor garante uma elevada fiabilidade no processo,…

4 dias ago

Klaus Rosenfeld continuará como CEO da Schaeffler AG

"Klaus Rosenfeld representa a continuidade e o progresso em igual medida. Durante os últimos dez…

4 dias ago

Maior produtividade graças a um eficaz diagnóstico de avarias

A Schmersal introduz uma nova variante do Gateway SD no mercado.

5 dias ago

M&M Engenharia Industrial é agora Eplan Portugal

Num movimento estratégico para expandir a sua influência no mercado ibérico, a EPLAN Software S.A.…

5 dias ago