Contrinex

TRUMPF Portugal: fábricas Inteligentes aumentam produtividade em 30%

“A Indústria 4.0, ou a Fábrica Inteligente, consiste na interconetividade digital permanente…

“A Indústria 4.0, ou a Fábrica Inteligente, consiste na interconetividade digital permanente de todos os passos do processo, tornando-os mais eficientes, flexíveis, rápidos, transparentes e fáceis de manusear e permite aumentar a produtividade das empresas em mais de 30%, uma garantia dada por Detlef Kranich, Diretor Geral da TRUMPF Portugal e Espanha, empresa multinacional de produção tecnológica que está presente em mais de 70 países e concede mais de 11 mil postos de trabalho.

No âmbito das ConferênciasIndústria 4.0 – A Fábrica Inteligente, que decorreram de 21 a 22 de fevereiro nas cidades do Porto e Lisboa e que contaram com a presença de cerca de meia centena de empresários, o mesmo responsável utilizou o exemplo dos smartphones como algo que mudou o quotidiano das pessoas devido à “interligação inteligente de todas as aplicações num sistema conjunto” para explicar que o mesmo está a acontecer nas fábricas. “A Indústria 4.0 não é um produto individual mas um conceito para a conexão em rede e, por conseguinte, utilização de dados globais. Já existe um conjunto de serviços que põem em prática este conceito, que internamente designamos de TruConnect, e cuja aplicação prática em várias empresas comprovam que o potencial de poupança e de otimização de processos é impressionante”, explica o mesmo responsável. Em causa estão serviços que permitem, a título de exemplo, que os orçamentos sejam feitos totalmente numa plataforma online. A abolição do papel na produção através da implementação de um código em que a máquina, automaticamente, carrega o programa indicado e mostra o plano de configuração correspondente; um software que permite controlar todo o processo de fabricação ou ainda uma ferramenta web que mostra todos os indicadores de produtividade importantes do processo de fabrico.Todas estas ferramentas permitem às empresas pouparem tempo, dinheiro e recursos e, acima de tudo, colocando-as ainda mais focadas nos principais desafios que a indústria hoje enfrenta, e que as empresas em Portugal tão bem sabem, que são as encomendas cada vez mais costumizadas, em quantidades mais pequenas e com um prazo de entrega cada vez mais curto”, conclui Detlef Kranich.

A empresa de alta tecnologia TRUMPF disponibiliza soluções de fabrico nas áreas das máquinas-ferramenta, lasers e eletrónica. Disponibiliza ainda conetividade digital na indústria de transformação através de consultoria, plataformas e software. A TRUMPF é uma empresa de referência na tecnologia no mercado mundial de máquinas-ferramenta utilizadas no processamento flexível de chapa metálica e também em lasers industriais. Em 2015-2016, esta empresa com mais de 11 000 funcionários, alcançou vendas de 2,81 mil milhões de euros. Com mais de 70 subsidiárias, o Grupo TRUMPF está representado em quase todos os países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Possui instalações de produção na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Suíça, Polónia, República Checa, EUA, México, China e Japão. A TRUMPF em Portugal, como subsidiária da Alemanha, foi fundada em junho de 2015, possui uma operação solidificada e tem como objetivos a venda e prestação de serviços técnicos aos seus clientes no mercado português. Atualmente, a equipa da TRUMPF em Portugal conta com três comerciais, sete técnicos e quatro administrativos.

www.pt.trumpf.com

Translate »