notícias

Controlo de segurança para instalações de combustão com a Pilz

O dispositivo básico PNOZ m B1 Burner da Pilz, do microcontrolador seguro PNOZmulti 2, cumpre esta missão porque consegue ajustar diversas aplicações como queimadores principais ou secundários, ignição direta ou indireta ou temperatura de operação.

Ao trabalhar com instalações de combustão, queimadores ou sistemas de queima em geral, é imprescindível contar com um sistema de segurança fiável que previna qualquer tipo de incêndio ou acidente. O dispositivo básico PNOZ m B1 Burner da Pilz, do microcontrolador seguro PNOZmulti 2, cumpre esta missão porque consegue ajustar diversas aplicações como queimadores principais ou secundários, ignição direta ou indireta ou temperatura de operação.

Através do bloco “queimador” imita as funções de um controlo eletrónico automático que pode ser configurado para este tipo de aplicação. O produto também incorpora um módulo de expansão PNOZ m EF 4DI4DORD, que possui 4 saídas a relé segundo a norma EN 50156-1 para o controlo de válvulas de segurança de queimadores.

O PNOZmulti 2 Burner possui uma certificação TÜV segundo as normas europeias EN 298 e EN 50156-1 e EN 50156-2. Tanto a unidade básica PNOZ m B1 Burner como os módulos do microcontrolador PNOZmulti 2 também respondem às normas de segurança dos EUA e do Canadá para instalações de combustão: são certificados segundo UL 60730-1 e UL 60730-2-5 por Underwriters Laboratories (UL), que significa que a partida das instalações de combustão na instalação é acelerada.

Além disso, o sistema de gestão de queimadores também é certificado UL para a unidade básica PNOZ m B1 Burner, os módulos de expansão PNOZ m EF 16DI e PNOZ EF 8DI4DO e os módulos fieldbus PNOZ m ES PROFINET e PNOZ. O dispositivo base PNOZ m B1 Burner está segundo os requisitos da NFPA 85 e NFPA 86, estabelecidos pela National Fire Association, responsável por criar e manter padrões mínimos de prevenção de incêndio. O primeiro requisito refere-se ao aumento da segurança operacional das caldeiras, e o segundo refere-se à minimização do perigo de incêndio e explosão dos fornos.

Este produto Pilz apresenta um design flexível e implementa aplicações de segurança complexas, de forma rápida e fácil, com um único microcontrolador. Esse recurso economiza tempo significativo no planeamento e engenharia. E facilita o seu acoplamento a diferentes ambientes de automação e sistemas de comunicação. Elementos de hardware e software totalmente homologados e certificados garantem uma máxima segurança em todos os momentos.

Pilz Industrieelektronik, S.L.
Tel.: +351 229 407 594
info@pilz.pt · www.pilz.pt

Share
Published by
Revista Robótica

Recent Posts

Investigador do INEGI é o único em Portugal a captar 3,5M€ do Conselho Europeu de Investigação

Com um financiamento europeu de 3,5 milhões de euros, nos próximos 5 anos, Pedro Camanho…

9 horas ago

F.Fonseca apresenta o detetor de movimento MD-8 ECO COM1 da STEINEL

Os detetores de movimento e de presença da série Eco Plus da Steinel são ideais…

1 dia ago

Mais de 450 licenças EPLAN Education atribuídas em 2023

O EPLAN Education é um software de excelência em criação de esquemas elétricos. Este software…

2 dias ago

Netilion Network Insights: otimize e automatize as suas redes – em qualquer lugar, a qualquer hora

A Endress+Hauser é fornecedora de dispositivos de medição, serviços e soluções para engenharia de processos…

2 dias ago

igus simplifica a Automação Low Cost

As ferramentas digitais da igus ajudam as empresas a configurar, integrar e controlar o seu…

3 dias ago

UC coordena projeto europeu para desenvolver robótica e machine learning para agricultura digital

O projeto AIGreenBots coordenado pela FCTUC servirá como plataforma europeia para uma formação doutoral de…

4 dias ago